loteamento urbano

localização: Mondim de Basto - Portugal

ano: 2014

 

A criação de uma barragem pela Câmara Municipal de Mondim de Basto implicou movimentações de terra consideráveis, dando origem a um planalto, onde se prevê uma nova zona urbana com edifícios de habitação coletiva e moradias, que ajude a  trazer novas gentes a esta terra e proporcionar aos novos que dali são a permanecer.

 

Assim, estipulou-se um loteamento com lugar a três edifícios de habitação, nessa abrupta encosta sobre a barragem. Cada prédio comporta 3 andares, compostos por um T1, quatro T2 e um T4, numa polivalência necessária à diversidade da população.

 

Devido à morfologia do terreno bastante altanosa e íngreme, foi necessário recorrer a plataformas onde assentem os volumes. Para que tão robusta construção fosse o melhor possível integrada na paisagem, optou-se por recorrer a muros de sustentação em xisto da região e deu-se preferência a uma cor tonal esverdeada para as fachadas, em consonância com a envolvente. Os jardins, as heras e outras plantas e árvores contribuem para a harmonização do conjunto.

< menu