casa brasileira

localização: Póvoa de Varzim - Portugal

ano: 2016

 

É um projeto de reabilitação de uma casa brasileira do Século XVIII, num estado já avançado de degradação. Tendo ficado abandonada há demasiados anos, foi sofrendo de intempéries e acrescida falta de manutenção, o que impossibilitou a recuperação do seu interior.

 

Decidiu-se, desta feita, preservar a fachada nobre da época e instalar novas e arejadas divisórias interiores que, devido à profundidade incomum da casa (assim como da que lhe é contígua) foram, no novo projeto, intervaladas por um pátio que lhes permite luz, raios solares a sul, ar fresco e contacto com o natural.

 

De modo a rentabilizar a área e a localização priveligiada no centro da Póvoa de Varzim, com os custos avultados de reconstrução de todo o edifício, achou-se sensato dividir um espaço de 850m2 brutos em frações autónomas, ao nível do segundo andar e área de serviços/comércio ao nível da rua.

 

Visto tratar-se de uma casa colocada à venda com projeto, será conveniente explicitar as várias dinâmicas que advirão da utilização dos espaços: desde apartamentos T4 e T2 nos pisos superiores, com possível zona de restauração no piso de baixo, a simples aluguer em época alta, ou poder-se-á até converter num pequeno hostel com zona comum e de convívio no R/C.

< menu